In Comportamento

05 dicas para uma boa comunicação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Pin It Share 0 Buffer 0 Filament.io 0 Flares ×

Ter uma boa comunicação é essencial para se desenvolver bons relacionamentos, sejam esses pessoais ou profissionais. Para quem deseja alcançar novos patamares no mercado de trabalho essa é uma característica muito importante. Afinal, a comunicação não é luxo é uma necessidade. Falar de maneira clara e direta facilita a compreensão do ouvinte. Sem contar que uma boa comunicação abre portas e facilita as relações. Porém, muitas pessoas, não sabem se comunicar corretamente. Por isso, separei algumas dicas fundamentais para você ter uma comunicação mais efetiva:

FALE E ESCUTE

Se você falar o tempo inteiro irá cansar o seu ouvinte, impedindo que você tenha uma boa comunicação. Escute também o que a outra pessoa fala. Alguns acreditam que quanto mais falarem e expuserem suas ideias mais poder de influência vão obter com as pessoas. Mas não é bem assim. Durante uma conversa, quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada, você enviará uma mensagem que será interpretada positivamente pelo receptor: ele me ouve, valoriza as minhas ideias e me respeita.

Em outras palavras, se o seu objetivo é aumentar o seu poder de influência e de interação com as pessoas fuja de monólogos, aposte no diálogo. Ouvir com verdadeira atenção é a parte mais importante da comunicação. Escute para entender e procure não interromper quem fala. E caso você não entenda o que está sendo falado, pergunte.

ACEITE AS DIFERENÇAS

Nem sempre todos vão concordar com você. Para uma boa comunicação muitas vezes é preciso aceitar que existem pontos de vista diferentes do seu. Se não for possível chegar a um acordo, ao menos é possível chegar a um entendimento mútuo e respeitoso.

LEMBRE-SE DA LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal é responsável por 55% da transmissão das mensagens. Então já deu para entender que ela influencia muito uma boa comunicação. Essa linguagem não verbal inclui gestos, expressões faciais e posturas. Ao conversar com alguém ou com um grupo de pessoas, evite cruzar os braços para não parecer que está discordando ou relutante em relação aos comentários e pensamentos que são diferentes do seu. Procure também manter a cabeça ereta. Incliná-la demais para cima passa a ideia de arrogância e, para baixo transmite submissão. É importante também distribuir bem os olhares enquanto fala, assim todos se sentirão valorizados.

CONHEÇA SEU OUVINTE E SAIBA COMO INTERAGIR COM ELE

É preciso conhecer e saber bem o que espera quem irá escutá-la. Dependendo do seu público pode ser importante ser mais direta e objetiva. Durante o diálogo, observe a reação de quem está recebendo as informações. Se as pessoas estão inclinadas em sua direção ou dispersas, pode ser que seu tom de voz esteja muito baixo. Se elas fazem muitas perguntas aos colegas ou não terminam as anotações, é provável que você esteja falando rápido demais.

ESTUDE E ORGANIZE-SE

Já se o seu objetivo é falar para um grupo de pessoas é importante que você domine bem o assunto e saiba exatamente quanto tempo você tem para falar e quem é seu público-alvo. Dessa forma, será possível escolher que tipo de linguagem usar e quais dados apresentar. Utilizar recursos multimídia para complementar sua apresentação é uma estratégia que ajuda a prender a atenção do seu público, mas certifique-se com antecedência de que os arquivos e o equipamentos estão em perfeito funcionamento. Ter um roteiro e treinar antes são mais alguns truques que contribuirão para uma comunicação ainda mais assertiva.

Quer ver mais dicas sobre esse assunto?

Confira essa live:

 

You Might Also Like

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- Pin It Share 0 Buffer 0 Filament.io 0 Flares ×